Mesmo que o transporte de cargas faça parte de um único setor, é preciso ter em mente que as mercadorias são divididas em categorias diversas. Isso acontece porque os produtos transportados apresentam características distintas, o que exige particularidades em sua movimentação e manuseio.
Hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre o transporte de cargas perigosas. Ficou interessado? Pois então confira o texto que preparamos!
O que são cargas perigosas?
As cargas perigosas são produtos de origem biológica, química ou radiológica, que existe a possibilidade de causar prejuízos para o meio ambiente, pessoas ou animais no caso de algum erro durante o transporte.
Sendo assim, essas mercadorias são divididas em algumas categorias:
- Explosivos;
- Gases, líquidos ou sólidos inflamáveis;
- Materiais radioativos;
- Produtos corrosivos;
- Substâncias tóxicas no geral.
Como é realizado o transporte?
Pelos riscos que envolvem a movimentação desses produtos, existem algumas especificações para o transporte e manuseamento das cargas perigosas.
Essas diretrizes são determinadas pensando na segurança das pessoas e do ambiente:
Curso/ capacitação do condutor
Além da documentação obrigatória, para transportar cargas perigosas é essencial a certificação do motorista em um curso de Transporte de Produtos Perigosos (TPP).
Nesse curso o motorista aprende sobre direção defensiva e movimentação dessas cargas – para minimizar riscos de acidentes -, estuda a legislação para produtos perigosos e recebe treinamento para o combate e prevenção de incêndios.
Proteção do motorista e auxiliares
Ademais, para realizar o transporte de mercadorias perigosas é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Assim, esses acessórios garantem a proteção do motorista e dos auxiliares no caso de uma possível contaminação.
Sinalização e sistema de classificação de cargas perigosas
Ademais, outro detalhe é que a carga precisa estar devidamente embalada: a embalagem utilizada deve garantir que não haja vazamento ou que o produto não mude seu estado físico.
Além disso, é preciso que todo o caminhão esteja sinalizado, apresentando Painel de Segurança e Rótulo de Risco.
O Painel de Segurança é uma placa retangular laranja com bordas pretas. Nela vai indicar o número de risco definido pela ONU, através dele é possível demonstrar a intensidade de ameaça da carga e sua categoria.
Além disso, existem os rótulos de risco: são placas em formato de losango que vão apresentar um símbolo, indicando o tipo de perigo que o produto transportado oferece, além do número que representa a classe de risco e a descrição da mercadoria.
- Explosivos – classe 1
- Gases – classe 2
- Líquidos inflamáveis – classe 3
- Sólidos inflamáveis – classe 4
- Oxidantes – classe 5
- Substâncias tóxicas e infectantes – classe 6
- Material radioativo – classe 7
- Corrosivos – classe 8
- Substâncias perigosas diversas – classe 9
- Reagentes com água – classe X
Seguro para cargas perigosas
Além do seguro convencional, para as cargas perigosas existe o Seguro de Responsabilidade Civil e Ambiental. Ele oferece uma cobertura mais abrangente para essas mercadorias.
Pensando nos riscos, a melhor maneira de respeitar a legislação e ter responsabilidade ambiental no transporte de cargas é procurando uma boa apólice de seguro, que te resguarde no caso de algum imprevisto.
Não deixe o problema acontecer para se proteger! Na LRV Seguros somos especialistas em encontrar o serviço de seguro que se adeque melhor às suas necessidades. Entre em contato com um de nossos profissionais para saber mais!
Gostou do conteúdo e quer receber mais informações relevantes como essa? Siga nossas redes sociais!