Os profissionais que trabalham nas estradas enfrentam muitos desafios no seu dia a dia, entre eles a questão do roubo de cargas.
De acordo com dados da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logísticas, somente em 2021 houveram 14.400 ocorrências de caminhões roubados nas estradas. Isso são quase 2% de aumento em comparação com o ano de 2020.
Tendo isso em vista, preparamos para você uma lista com as mercadorias mais roubadas nas estradas brasileiras. Quer descobrir quais são? Então continue no texto!
Alimentícios
Devido à facilidade de escoamento no varejo, as cargas alimentícias estão entre os produtos mais visados. Mercadoria alimentícias são produtos fáceis de esconder sua proveniência, facilitando a ação criminosa.
Cigarros
Esses também têm alto escoamento após o roubo de cargas. Devido à carga tributária, é mais vantajoso adquirir cigarros sem fiscalização legal. Por isso o roubo dessa mercadoria tem alto índice.
Cargas Fracionadas
Cargas fracionadas são mercadorias fáceis de dispersar. Além disso, é muito difícil rastrear esses produtos por serem fáceis de esconder.
Confecções e têxteis
Alvos de quadrilhas especializadas, os produtos têxteis também são procurados pelas mesmas razões: facilidade na dinâmica pós-roubo.
Eletroeletrônicos
Devido ao valor elevado, produtos eletroeletrônicos proporcionam grande lucro. Além do mais, esses também possuem grande aceitação no mercado clandestino.
Além das mercadorias citadas, medicamentos, autopeças e bebidas também são produtos que se destacam devido ao índice elevado de roubos nas estradas.
Mas afinal, como prevenir o roubo de cargas?
Para buscar evitar o roubo de cargas, algumas medidas básicas podem ser tomadas para prevenção.
Não oferecer caronas, manter as revisões em dia e planejar as suas rotas são algumas atitudes que podem proteger o motorista e a carga durante o trajeto.
Caso o roubo de carga aconteça, é melhor que tenha seguro, não é? A LRV é uma corretora de seguros que proporciona as melhores proteções de transporte e carga. Entre em contato para conferir os melhores planos de acordo com sua realidade!
Se manter atualizado quanto a essas questões é muito importante para manter a sua segurança na estrada. Gostou do conteúdo? Nos acompanhe em nossas redes sociais para mais informações e dicas úteis!