Você já sabe o que é a averbação de cargas e como isso afeta seu negócio?
Já comentamos por aqui sobre os seguros disponíveis no mercado e sobre a obrigatoriedade do RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga).
Mas, também em relação ao transporte de carga, existe outro procedimento obrigatório chamado averbação de cargas. Ele garante que a seguradora seja informada sobre toda a documentação que envolve o transporte.
Pensando nisso, no blog de hoje falaremos hoje sobre essa exigência. Ficou curioso com o tema? Então continue no blog de hoje para descobrir!
O que é averbação de cargas?
O procedimento consiste, basicamente, no fornecimento de informes detalhados para a seguradora sobre o transporte realizado, a mercadoria transportada e o fretamento. Ou seja, é necessário documentar as especificidades do frete.
É importante lembrar, inclusive, que esses dados devem ser entregues diariamente antes de iniciar as viagens.
Por que é importante realizar a averbação de cargas?
Por meio da documentação do transporte de cargas e seus processos, a seguradora consegue manter um controle quanto às cargas asseguradas. Dessa forma, é possível garantir o direito à indenização do RCTR C em caso de algum sinistro durante o transporte.
Assim, a averbação de cargas garante a segurança da transportadora. Pois, caso ocorra alguma eventualidade e existam documentos não averbados ou averbados incorretamente, a seguradora tem o direito de recusar a indenização.
Quais dados e documentos necessários?
Confira quais os dados e documentos que são obrigatórios fornecer nesse processo:
- Valor da carga;
- Número do CTE e chave de acesso;
- Número da apólice de seguros;
- Dados do motorista;
- Dados do veículo.
Agora você já sabe o porque é tão importante o processo de averbação de cargas e como isso afeta seu negócio! Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe a LRV Seguros nas redes sociais para mais: Instagram, Facebook e Linkedin.