O sucesso de uma transportadora depende diretamente dos colaboradores que fazem parte dela. Afinal, o serviço prestado é o que garante os bons resultados. Durante a etapa de recrutamento é muito importante ter atenção aos candidatos que estão alinhados à demanda da empresa.
Mas essa não é uma tarefa fácil. Por isso, hoje preparamos 5 dicas para contratar bons motoristas para sua frota. Confira no texto!
Tenha um perfil de profissional bem delimitado
Antes de qualquer coisa, é preciso ter clareza quanto ao tipo de profissional que você procura.
Pense nas qualificações e qualidades que vão – de fato – agregar em sua empresa. Isso vai abranger aspectos como inteligência comportamental, capacidade comunicativa, experiência e também, valores e planos a longo prazo.
Com isso, é possível – e importante – fazer anúncios com uma descrição completa da vaga e tipo de profissional que está sendo procurado. Com um direcionamento definido, também é possível saber quais as plataformas interessantes para anunciar a vaga.
Atenção a avaliação dos currículos
Mesmo que exija mais esforço e tempo, não negligencie a avaliação dos currículos.
Nessa etapa você deve checar as informações, analisando se as informações dispostas nos documentos são relevantes.
Nesse momento deve ser feita a triagem dos candidatos, assim, você terá a oportunidade de filtrar um número seleto de pessoas que seriam interessantes entrevistar e passar pelas próximas etapas do processo seletivo.
Atenção nas entrevistas
A entrevista presencial é, talvez, a etapa mais importante do processo. Afinal, é quando você tem a oportunidade de verificar o perfil do candidato com base no contato.
Nesse momento você deve observar o comportamento do entrevistado, descobrir mais sobre suas vivências profissionais e planos futuros.
Avalie o profissional
Testes práticos são excelentes alternativas para entender o potencial de um candidato.
Aplicar algumas avaliações psicológicas pode ser uma boa estratégia para entender o perfil dos candidatos. Através deles é possível identificar aspectos como inteligência emocional, foco e raciocínio.
Deixe claro os valores da empresa
Por fim, é essencial que durante todas as etapas exista uma transparência quanto aos valores da empresa.
Se o profissional não se identifica com o ambiente de trabalho, pode ser que a relação entre empresa e funcionário tenha conflitos, o que pode prejudicar os resultados do corpo empresarial.
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